WebWritersBrasil: 10 anos de estrada

Geral – Editorial 

O WebWritersBrasil está no ar desde junho de 2001. Surgiu como um espaço de pesquisas e debates sobre a linguagem escrita na internet, que na época carecia de parâmetros e de reflexão sobre a incipiente produção de conteúdo exclusivo para a rede. Posteriormente o escopo foi ampliado para Comunicação Multimídia e passou a disponibilizar informações em três seções independentes: Webwriting, Roteiros Multimídia e Literatura na Web.

A seção Webwriting, que deu origem ao site, tem o objetivo de pesquisar e discutir a linguagem escrita na internet e suas tendências. Em Roteiros Multimídia o internauta encontra dicas sobre a criação de roteiros para produção de audiovisuais – cinema, teatro, televisão e internet. Literatura na Web aborda o tema literatura (dentro e fora da rede) focando a narrativa curta, (sobretudo contos e crônicas), e todos os diversos tipos de manifestação literária online.

O site se tornou um acervo sobre os temas acima e em 2003 o foi aprovado pelo Ministério da Cultura, com vistas à obtenção dos benefícios fiscais concedidos pela Lei n. 8.313 (Lei Rouanet).

Depois de um período sem atualizações o site foi transformado em blog (webwritersbrasil.wordpress.com), em agosto de 2010.

As visitas nunca pararam de crescer. A comunidade WWB cresceu muito de 2001 pra cá e o site se tornou um referencial para quem escreve na web, para quem estuda roteiros e gosta de literatura. O motivo da fidelidade dos visitantes e do alto número de pageviews é óbvio: Um conteúdo de valor que se presta à pesquisa e prioriza textos voltados para a análise, reflexão e discussão dos temas abordados, de acordo com critérios de relevância, profundidade e atemporalidade, abrindo mão da novidade e da notícia pontual e perecível. O público do site é formado basicamente por webwriters, jornalistas, publicitários, editores de conteúdo, webmasters, webdesigners, profissionais ligados à rede e internautas em geral. Roteiristas multimídia, dramaturgos e autores teatrais, profissionais ligados às artes cênicas, profissionais de teatro, cinema e televisão, produtores, diretores e atores, cinéfilos em geral. Escritores, cronistas, contistas, ficcionistas, editores, profissionais ligados à literatura e à língua portuguesa, profissionais da área de comunicação, professores e estudantes de comunicação, leitores em geral, etc.

Entre os conteúdos revistos e reeditados neste blog, estão as entrevistas, verdadeiras aulas sobre internet, roteiros e literatura, com personalidades da rede, como os jornalistas Luiz Egypto e Sílvio Lancellotti, o webwriter Bruno Rodrigues, a publicitária Elisa Calvo, o professor Antonio Rosa Neto, os roteiristas e escritores Marçal Aquino, Fernando Bonassi, Anna Muylaert, Doc Comparato e Galileu Garcia, o professor Walter Web, o dramaturgo Samir Yazbek, os escritores Milton Hatoum, Moacir Scliar, Deonísio da Silva e a cronista Bíbi da Pieve.

Alexandre Gennari
Editor de Conteúdo

 Saiba mais sobre Alexandre Gennari, criador e editor do WebWritersBrasil

Anúncios

Uma resposta para WebWritersBrasil: 10 anos de estrada

  1. Pingback: Teatro – o Pai das Artes Cênicas | Webwritersbrasil's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s