Molière

Literatura – Cultura – Escritor do Dia

Nascimento: 15 de janeiro de 1633 (Paris – França) – Morte: 17 de fevereiro de 1675 (Paris – França)

Estilo e gênero: Dramaturgo francês do século XVII, amplamente reconhecido como um dos maiores autores de comédias de todos os tempos.

Principais Obras: 

Peças: As preciosas ridículas, 1659 – Escola de maridos, 1661 – Escola de mulheres, 1662 – O tartufo, 1664 – Don Juan, 1665 – O avarento, 1668 – O burguês fidalgo, 1670 – As artimanhas de Scapino, 1671

Comentário: Nasceu sob o nome Jean Baptiste Poquelin. Usou sua parte na herança deixada pela mãe para montar um grupo de teatro e viajar pelas províncias exibindo seus espetáculos. Foi assim que Molière começou a dominar seu ofício. Quando retornou à Paris, já havia adotado o nome Molière. As preciosas ridículas, seu primeiro sucesso parisiense, enfureceu os integrantes da corte francesa. Apesar disso, o Rei Luís XIV concedeu a Molière o uso do Palais Roualle, onde ele ficaria pelo resto de sua vida. Mais tarde sua companhia ficaria conhecida como “a trupe do rei.” Passou sua vida cercado de polêmicas, por causa de sua proposta de fazer graça com as classes dominantes, especialmente o clero, a Igreja Católica, a aristocracia, os médicos. O arcebispo de Paris chegou a ameaçar de excomunhão, qualquer pessoa que participasse, assistisse ou lesse a peça Tartufo. Mesmo assim, o espetáculo tornou-se um grande sucesso, embora tenha rendido numerosos inimigos a Molière.

Morreu após interpretar, ironicamente, o protagonista de O doente imaginário. A trupe lhe implorou que não continuasse, mas ele respondeu: “Existem 50 trabalhadores pobres que têm apenas seu pagamento diário para viver. O que vai acontecer com eles se não houver apresentação?” Costuma-se dizer que ele esteve tão bem em cena que a plateia não percebeu quão doente ele realmente estava.

Fonte: “501 Grandes Escritores” – Julian Patrick – Editora Sextante – 2009. 

Leia sobre outros escritores (dramaturgos e roteiristas) importantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s