O último tango em Paris

 

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

Direção: Bernardo Bertolucci – 1972 – França/Itália – Drama – 130 min. – Roteiro: Franco Arcalli e Bernardo Bertolucci – Elenco: Marlon Brando, Maria Schneider, Maria Michi

Sinopse: Em um apartamento vazio em Paris, um homem que acaba de ficar viúvo (após o suicídio da mulher), encontra uma jovem que está prestes a se casar. A partir daí, viverão um tórrido caso de amor.

Comentários: Olhando em sua bola de cristal, em 1972, Bertolucci previu que dali a 20 anos, seu polêmico filme “O último tango em Paris” poderia ser exibido até num convento. Tanto como vidente, quanto como diretor, Bertolucci acertou na mosca. Não sei se há freiras católicas assistindo ao Último Tango, mas no que se refere a sexo, o filme não choca mais ninguém.

No Brasil, a fita caiu como uma bomba no telhado de vidro da censura do regime militar. Só foi liberado em 1979, tornando-o um mito antes de ser lançado.

O que ficou é uma grande fita: intimista, inquietante, repleta de questionamentos e reflexões. A tragédia pessoal de Paul paira por todos os cantos do apartamento vazio onde ele se encontra com a amante. O ritmo é lento e o clima, pesado, denso. A morte atraente, implacável, e a sempre inexplicável opção do suicida, rondam a furiosa entrega sexual do casal. O desfecho é puro melodrama: teatral, exagerado e inesperado; ainda assim, repleto de significados.

Como vidente, faltou a Bertolucci prever que mesmo depois de muitos anos, O último tango continuaria atualíssimo. Se não pela sensualidade, pela carga emocional e psicológica de seus personagens.

Por: Alexandre Gennari

Outros Filmes

Assista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s