Se meu apartamento falasse

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

images

Direção: Billy Wilder – 1960 – EUA – Comédia – 124 min. – Roteiro: I.A.L. Diamond – Elenco: Jack Lemmon, Shirley McLaine, Fred McMurray

Sinopse: Funcionário de uma seguradora em Nova Iorque empresta seu apartamento para encontros amorosos secretos de seus chefes e colegas de trabalho.

Comentários: Férias de julho, uma tarde vazia e chuvosa, um saco de pipoca, um pacote de chocolate… Sofazão, um edredon sobre as pernas e um filme legal na televisão. Se meu apartamento falasse me lembra as doces Sessões da Tarde da adolescência nos anos 1970. Um filme bonitinho, um romance água-com-açúcar, mas muito simpático e divertido.

Seu maior trunfo é o roteiro, assinado pelo próprio Wilder e seu parceiro Diamond, e premiado com o Oscar de melhor roteiro original. O texto tem uma fluência notável. Não emperra, nem gira em torno de si; e tem diálogos ágeis, bem colocados e muito engraçados, com sacadas criativas.

Outro trunfo de Se meu apartamento falasse são os atores: Jack Lemmon está ótimo e Shirley Mc Lane, encantadora, do alto de seus vinte e poucos anos.

A fita foi o último grande sucesso de Wilder e era considerada por ele seu melhor trabalho. O crítico Rubens Ewald Filho considera que “a maneira mais simples de entender o filme é como uma crítica ao capitalismo das empresas e empregados, onde para se ter sucesso é preciso ter muita cara-de-pau e nenhum escrúpulo”.

Assim é Se meu apartamento falasse, o melhor filme de um diretor que marcou época em Holywood e na história do cinema. Entretenimento, diversão, narrativa fluente, divertida e inteligente. Uma deliciosa Sessão da Tarde… e nada mais.

Assista

Outros Filmes da Filmoteca do Roteirista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s