O filho da noiva

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

Direção: Juan José Campanella – 2001 – Argentina – Comédia dramática – 124 min. – Roteiro: Fernando Castets e Juan José Campanella – Elenco: Ricardo Darín, Norma Aleandro, Hector Alterio

Sinopse: Rafael é dono de um restaurante. Seus negócios não vão bem e sua mãe está internada com o mal de Alzheimer. Depois de sofrer um infarto, ele descobrirá que há coisas mais importantes do que o trabalho.

Comentários: Em tempos de economia neoliberal, os negócios familiares dão lugar ao profissionalismo. Rafael (personagem de Ricardo Darín) é um empresário estressado, fumante, viciado em celular, insone. Os negócios vão mal. Os relacionamentos pior ainda. Com a namorada, com a ex-mulher, com a filha. E com a mãe, com quem brigou.

O roteiro de “O filho da noiva” é brilhante em cada detalhe. Os diálogos são geniais. Os melhores que já ouvi e que, no fundo, eu gostaria de ter escrito. Há sacadas impagáveis. A ação conta, sobretudo, uma linda história de amor eterno. Mistura emoção e humor com perfeição dentro de um clima bem portenho. No modo de falar, de ser, de agir e de pensar. As interpretações são brilhantes! Especialmente Norma Aleandro, como portadora de Alzheimer, um tema ainda cercado de tabus quando a fita foi realizada.

Aos poucos, perceberemos que o drama de Rafael se resume ao desejo de ser admirado pela mãe, no fundo, tudo que ele gostaria, é que ela sentisse orgulho dele. Ironicamente, quando isso poderia acontecer, ela está demente. Resta a Rafael se reinventar e recomeçar sua vida do zero.

Por: Alexandre Gennari

Outros Filmes

Assista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s