Casablanca

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

 

Direção: Michael Curtiz – 1942 – EUA – Drama – 99 min. – Roteiro: Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch – Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Heinreid

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, fugitivos do Reich refugiam-se na cidade de Casablanca, no Marrocos, à espera de um visto para a América. Rick, um norte americano de passado obscuro, é dono de um night club onde todas as personagens se encontram.

Comentários: Quem nunca sonhou em ser como Rick, o personagem de Bogart em Casablanca, e escutar As time goes by ao piano ao lado de Ingrid Bergman, uma das mais belas mulheres da história do cinema?

Por essas e outras, Casablanca é um dos filmes mais cultuados de todos os tempos. Talvez pela aura de mistério que envolve a narrativa ou pelo charme que transborda de suas seqüências antológicas. Talvez, pelo clima melancólico, desesperado e ao mesmo tempo romântico ou pela força de suas personagens, encarnadas de forma brilhante pelos atores do casting. Rick tornou-se um marco da dramaturgia: Moderno, contemporâneo, cínico, romântico, uma personalidade contraditória e intrigante com falas inesquecíveis.

Casablanca foi premiado com três Oscars: Melhor filme, direção e roteiro. Aos poucos, o enredo desvenda um triângulo amoroso que tem a Segunda Guerra como pano de fundo. A música As time goes by tem importância vital na ação, uma espécie de fio condutor, um elo entre o presente e o passado desvendado por um flash back que explica a relação entre as personagens de Bogart e Bergman. Casablanca é um sonho de consumo, uma estética que resiste ao tempo, um dos maiores clássicos do cinema.

Roteiro: O roteiro é assinado por três autores Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch. Agraciado com o Oscar de melhor roteiro, o texto é genial, especialmente pelo clima de suspense criado em torno do passado dos protagonistas, pelo final absolutamente surpreendente e pelos diálogos irônicos e criativos. Segundo o crítico Rubens Ewald Filho, “os mais brilhantes diálogos que o cinema já teve. Uma aula de cinema e de como se contar uma história”.

Por: Alexandre Gennari

Assista

Uma resposta para Casablanca

  1. Pingback: Casablanca | Webwritersbrasil's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s