Luzes da Cidade

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

Direção: Charles Chaplin – 1931 – EUA – Comédia – 87 min. – Roteiro: Charles Chaplin – Elenco: Charles Chaplin, Virgínia Cherrill, Harry Myers

Sinopse: Um vagabundo apaixona-se por uma vendedora de flores cega e sonha conseguir que ela volte a enxergar.

Comentários: Talvez não exista nada mais poético na história do cinema do que a imagem de Carlitos: Sua roupa negra, o chapéu coco, a bengalinha, o olhar levemente melancólico, sua ingenuidade e singeleza. Criado por Charles Chaplin, o personagem Carlitos é o protagonista de todos os seus filmes, inclusive este “Luzes da Cidade”, o preferido de Chaplin. O filme é mudo e foi realizado em 1931, quatro anos depois da invenção do cinema falado. Uma ousadia! Mesmo com a concorrência de peso, a fita foi um sucesso.

“Luzes da Cidade” é uma obra-prima da comédia – no melhor estilo pastelão. Traz cenas antológicas e situações inusitadas, cômicas, que impressionam pela simplicidade. Na visão de Rubens Ewald Filho, uma característica marcante no cinema de Chaplin é sua “extraordinária economia de recursos, uma correção ligeira de câmera com um movimento para a direita ou para a esquerda, é o máximo que ele precisa”.

A trilha sonora é de Chaplin, este foi seu primeiro filme sonoro, embora mudo. Chaplin era contra o cinema falado, sua filmografia é o maior ícone do cinema mudo, com sua linguagem universal. Carlitos, com sua imagem doce, é eterno, até hoje emociona e cativa, eternizando também seu criador, Charles Chaplin.

Roteiro: Além de diretor e ator principal, Chaplin também é o roteirista do filme. O enredo conta o envolvimento de um vagabundo (marca do personagem Carlitos) com uma florista cega e tem como principal trunfo as muitas surpresas e reviravoltas na narrativa. O texto é uma história de amor e bondade.

Por: Alexandre Gennari

 Assista 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s