O WebWritersBrasil está de volta

Geral – Editorial

O WebWritersBrasil está no ar desde junho de 2001. Mesmo depois de mais de dois anos sem atualizações as visitas não pararam de crescer. Por isso, seus criadores decidiram retomar o projeto. Todo o conteúdo do site, devidamente revisto e atualizado, será transferido gradativamente para este blog, o webwritersbrasil.wordpress.com.
Os estudos “A Arte do Webwriting” (dicas sobre como escrever na web), “A Arte do Roteiro” (dicas sobre como escrever roteiros multimídia), “A Arte da Crônica” e “A Arte do Conto” (dicas sobre como escrever contos e crônicas na web) já estão disponíveis.
Além disso, novos conteúdos com a mesma linha editorial serão produzidos em breve.

O motivo da fidelidade dos visitantes e do alto número de pageviews do WebWritersBrasil é óbvio: Um conteúdo de valor que se presta à pesquisa e prioriza textos voltados para a análise, reflexão e discussão dos temas abordados, de acordo com critérios de relevância, profundidade e atemporalidade, abrindo mão da novidade e da notícia pontual e perecível. Por isso o WebWritersBrasil se tornou um acervo sobre Comunicação Escrita Multimídia dividido em três seções: Webwriting, Roteiros Multimídia e Literatura na Web.

O público do site é formado basicamente por webwriters, jornalistas, publicitários, editores de conteúdo, webmasters, webdesigners, profissionais ligados à rede e internautas em geral. Roteiristas multimídia, dramaturgos e autores teatrais, profissionais ligados às artes cênicas, profissionais de teatro, cinema e televisão, produtores, diretores e atores. Escritores, cronistas, contistas, ficcionistas, editores, profissionais ligados à literatura e à língua portuguesa, profissionais da área de comunicação, professores e estudantes de comunicação, etc.
Entre os conteúdos revistos e reeditados estão as entrevistas, verdadeiras aulas sobre internet, roteiros e literatura, com personalidades da rede como os jornalistas Luiz Egypto e Sílvio Lancellotti, o webwriter Bruno Rodrigues, a publicitária Elisa Calvo, o professor Antonio Rosa Neto, os roteiristas e escritores Marçal Aquino, Fernando Bonassi, Anna Muylaert, Doc Comparato e Galileu Garcia, o professor Walter Web, o dramaturgo Samir Yazbek, os escritores Milton Hatoum, Moacir Scliar, Deonísio da Silva e a cronista Bíbi da Pieve.

O passado do Webwritersbrasil

O WebWritersBrasil foi ao ar em junho de 2001 como um espaço de pesquisas e debates sobre a linguagem escrita na internet que na época carecia de parâmetros e de reflexão sobre questões como: Entre o texto publicitário ou jornalístico não haveria uma linguagem própria para a mídia internet? E quais seriam as características, qualidades e defeitos desta linguagem? Logo o WebWritersBrasil tornou-se um ponto de encontro dos profissionais que criavam e administravam conteúdo online, daqueles que queriam ingressar na área e daqueles que consumiam esse conteúdo.

Posteriormente o escopo do site foi ampliado para Comunicação Multimídia e passou a disponibilizar informações em três seções independentes: Webwriting, Roteiros Multimídia e Literatura na Web.

A seção Webwriting, que deu origem ao site, tem o objetivo de pesquisar e discutir abertamente a linguagem escrita na internet e suas tendências.

Em Roteiros Multimídia o internauta encontra dicas sobre a criação de roteiros para produção de audiovisuais – cinema, teatro (dramaturgia, artes cênicas), televisão e para a própria internet.

Literatura na Web aborda o tema literatura (dentro e fora da rede) focando a narrativa curta, principalmente contos e crônicas; e todos os diversos tipos de manifestação literária online como os polêmicos e-books, as narrativas confessionais criadas nos blogs e redes sociais, os websites dedicados a discutir, estudar e publicar textos literários, os sites de escritores e editores, etc.

A comunidade WWB cresceu muito de lá pra cá e o site se tornou um referencial para quem escreve na web, para quem estuda roteiros e gosta de literatura. Em 2003 o WebWritersBrasil foi aprovado pelo Ministério da Cultura, com vistas à obtenção dos benefícios fiscais concedidos pela Lei n. 8.313 (Lei Rouanet). Depois de terminada a vigência do Projeto Cultural o site ficou sem atualizações, mesmo assim por causa de seu conteúdo de valor continuou recebendo uma grande quantidade de visitas diárias o que determinou a retomada do projeto em 2010. 

Alexandre Gennari
Editor de Conteúdo

Agradecimentos aos criadores e colaboradores do WebWritersBrasil.com.br:
Cristina Blanco, Fernando Vianna, Ronaldo Elias, Akemi Sakurai, Bruno Rodrigues, Amy Gahran, Ana Rodrigues, Felipe Moreno, Gabriel Perissé e Murilo Dias César.

11 respostas para O WebWritersBrasil está de volta

  1. Adorei a notícia sobre a volta do wwb. Sou escritor e tenho trabalhos publicados exclusivamente na net…sucesso sempre!!!

  2. Oi, Ale! Bacana, parabéns pelo revival do seu blog! A novidade é que estou abrindo uma editora, a Reality Books. Já linkei seu blog por lá. Vou mandar convites para os meus lançamentos, em breve! Bjs p/ vc e p/ a Cris

    • Oi Silvia, parabéns pela editora, me fale mais sobre ela, é on demand? já tem site? além de indicá-la no WWB tenho dois livros aí na fita, uma reedição do “+ 1 ano que não terminou”, q está esgotado e agora vai se chamar “Os sons do divino e o espírito santo do silêncio” (conto do livro q virou filme) e um livro novo, romance. bjs, Ale Gennari

  3. Will disse:

    Maravilha que tenha retomado. Parabens!!!

  4. Eduardo R. V. disse:

    Muito bom poder ter um projeto de nível para contar. Pegar informações e se inspirar.

  5. Pingback: Eduardo Home - Subjetivo. Introspectivo.

  6. Wagner Vargas disse:

    fala meu Brother.. Alê… Gennari…

    Te mando um pouco de luz da cidade do Sól.. Natal, RN.. Abraços.. do seu brodinho , Wagnão… Valeu…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s