A Noite de São Lourenço

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

a noite de são lourenço

Direção: Paolo e Vitorio Tavianni – 1982 – Itália – Drama – 107 min. – Roteiro: Paolo e Vitorio Tavianni – Elenco: Omero Antonutti, Margarita Louzano, Claudio Bigagli 

Sinopse: Perto do final da II Guerra, os habitantes de uma pequena cidade italiana aguardam a chegada das tropas alemãs ou americanas. Mas na noite de São Lourenço, os fascistas ameaçam explodir a cidade.

Comentários: Há um traço de dramaticidade, de comicidade e de teatralidade em cada gesto dos italianos. E na trajetória deste povo há uma carga cultural e histórica inigualável. Isso faz deles um prato cheio para a dramaturgia.

Mostrar essa riqueza é uma das virtudes de A Noite de São Lourenço. Mas seu principal trunfo é a criatividade. Ela começa no roteiro, que cria um clima permanente de tensão: Quem chegará primeiro à cidade, nazistas ou aliados? A criatividade está também na direção, que leva esse suspense ao extremo, usando recursos simples: Som intermitente de bombas ao longe, ruas vazias em silêncio, flashes de bombardeios.

O tempero da ação são falas insólitas e uma ironia inusitada. Segundo o crítico Rubens Ewald Filho, o filme é “uma mistura de conto de fadas e pesadelo”. Toda a narrativa é um grande flash back. E há flash backs dentro do flash back. Há cenas que são puro teatro. Os atores se movem pelos cenários de forma que lembram coreografias e remetem o espectador a uma atmosfera teatral.

Assim, os Tavianni mostram coisas típicas de seu povo e sua cultura através de uma ótica sensível e lírica. E ao desnudar os italianos, desnudam também o ser humano com todas as suas contradições, bizarrices e poesia.

Por: Alexandre Gennari

Assista

Outros Filmes da Filmoteca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s