A Primeira Noite de um Homem

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

A Primeira Noite de Um Homem

Direção: Mike Nichols –1984– EUA – Comédia – 105 min. – Roteiro: Calder Willingham e Buck Henry, baseado em livro de Charles Webb – Elenco: Dustin Hofman, Anne Bancroft, Katharine Ross

Sinopse: Depois de concluir a faculdade, o jovem Ben está em dúvida sobre seu futuro. Questiona o modo de vida de seus pais enquanto vive sua primeira experiência sexual com uma mulher casada.

Comentários: A primeira noite de sexo é um momento marcante na vida do homem. Pode ser o inferno, o paraíso ou apenas o rito de passagem para a vida adulta. É o homem diante de seu maior fantasma. Provar que é o melhor, que é bom o bastante.

O personagem Benjamin é o protótipo do jovem dos anos sessenta: Em conflito com o mundo dos pais, sem saber que caminho seguir,. No início do filme, Ben é uma pessoa contida, veste-se de forma convencional, mas aos poucos vai se transformando. No final, parece um louco, desgrenhado, barba por fazer, correndo de um lado para o outro pelas ruas e agindo de forma inconsistente, ao som de Simon e Garfunkel, marca registrada da época. Uma metáfora para a transformação da geração 1960. O final da fita é a condensação desta metáfora, segundo Rubens Ewald Filho “o final parece ser um happy end, mas na verdade, nada foi solucionado… O final, hoje, é simbólico. O casal, como sua própria geração, não sabia que caminho tomar e, como todos, acabaram num ônibus errado”.

O mais importante é que o filme de Nichols é muito mais do que uma narrativa crítica e divertida da primeira relação sexual de um homem; é a crônica de uma geração que mudou para sempre os costumes da humanidade.

Por: Alexandre Gennari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s