O Touro Indomável

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

o touro indomavel2

Direção: Martin Scorsese – 1980 – EUA – Drama – 128 min. – Roteiro: Paul Scharader e Mardik Martin – Elenco: Robert de Niro, Cathy Moriarty, Joe Pesci

Sinopse: O filme conta a trajetória de Jake La Motta, lutador de boxe, campeão mundial dos pesos médios: A origem simples, as dificuldades no início da carreira, o auge e a decadência.

Comentários: Rever O Touro Indomável é como levar um direto no queixo em uma luta contra La Motta. Ele combate seus adversários no ringue, o espectador no sofá e a si mesmo durante toda a ação.

O Touro poderia ser apenas mais uma fita de boxe, mas não é. Scorsese vai além dos ringues, dos socos e pontapés (embora boxe não tenha pontapés). É como se ele deixasse em cada sequencia sua assinatura no canto da tela. Mas o que mais impressiona em Martin Scorsese são seus recursos narrativos, as ferramentas narrativas que ele usa para contar suas histórias. Cria personagens consistentes, como o próprio La Motta, vivido por Roberto De Niro, vencedor do Oscar de melhor ator em uma performance que virou lenda em Holywood. De Niro engordou quase trinta quilos para viver a fase decadente de sua personagem. O roteiro privilegia os conflitos, expostos em cada cena.

Muito antes do final, o espectador estará louco para nocautear Jake. Assim, quase não perceberá os duros golpes que recebeu assistindo ao filme e os hematomas provocados pela personalidade execrável de La Motta.

Por: Alexandre Gennari

Assista

Outros Filmes da Filmoteca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s