“Os Sons do Divino e o Espírito Santo do Silêncio”

Alexandre Gennari – Filmes – Os Sons do Divino

Os sons do divino_reduzido

(direção: Cláudia Pinheiro – 17 min. – cor – 35/16mm –  2012 – Brasil – drama)

Resenha: Uma das fontes de inspiração da obra é a festa do Divino Espírito Santo da cidade histórica de São Luiz do Paraitinga, uma das maiores manifestações de cultura popular do país. Um homem do campo e sua filha saem de um sítio perdido no meio do sertão para irem à festa. Enquanto comem afogado, assistem à congada, à cavalhada e à procissão; a moça conhece um cavaleiro disposto a seduzi-la e um mistério sobre a esposa deste homem (mãe da moça) é desvendado pouco a pouco.

O roteiro baseou-se em um conto do escritor e roteirista Alexandre Gennari, publicado em seu primeiro livro “+ 1 ano que não terminou” de 2006. Com o sucesso do filme, o livro, que se encontrava esgotado, foi reeditado com o mesmo título do filme e teve o roteiro adaptado incluído na publicação. (saiba mais sobre o livro)

capa2_04 - bx

Nascido em São Paulo, Gennari vive entre a capital e São Luiz desde 2008. Filmado em junho de 2009, o filme tornou-se um dos últimos registros da cidade antes da enchente que a destruiu parcialmente no início de 2010.

“Os Sons do Divino…” foi selecionado nos seguintes festivais: 19º Festival Latinoamericano de Rosario, Argentina; 7º CineBrasil de Estocolmo, Suécia; 5º Cine Toro de Toro, Colômbia; 6º Festival de Cinema de Triunfo. E foi premiado no ComuniCurtas 2013.

Foi exibido nas Fábricas de Cultura para jovens das periferias de São Paulo, seguido de bate-papo com o autor, Alexandre Gennari; na Unitau no Unitau ComVida e em diversas palestras do roteirista; no SEDA em São Luiz do Paraitinga; nas oficinas de cinema do ponto de cultura Parahy; no Ligação, literatura infanto-juvenil em Taubaté; na Mostra de Curtas do Espaço Fora em São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Will Damas, Gabriela Cerqueira, Allex Cardozo, Igor Kowaslewsky, Amália Pereira.

Direção: Claudia Pinheiro

Roteiro: Alexandre Gennari e Claudia Pinheiro

Direção de fotografia: Carlos Firmino

Direção de Arte: Renata Rugai

Produção Executiva: Felipe Duarte

Trilha Sonora original: Negão dos Santos

Som direto: Jorginho Vaz

Anúncios

2 respostas para “Os Sons do Divino e o Espírito Santo do Silêncio”

  1. Marina Corrêa disse:

    Onde encontro o livro e o filme? Sou maranhense e aqui esta manifestação também é muito forte. Tenho muito interesse nos dois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s