Era uma vez na América

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

Direção: Sérgio Leone – 1984 – EUA/Itália – policial -227 min. Roteiro: Leonardo Benvenuti, Piero di Bernardi, Enrico Medioli, Franco Arcalli, Franco Ferrini, Sérgio Leone Elenco: Robert De Niro, James Woods, Elizabeth Mc Govern.

Sinopse: Depois de passar mais de trinta anos longe de Nova Iorque, Noodles volta à cidade, atraído pela curiosidade sobre um fato de seu passado. Relembra a infância pobre no bairro judeu nos anos 1920, seu grande amor e a juventude ao lado de três amigos inseparáveis que se tornam gângsteres.

Comentários: Eis aqui um dos melhore filmes de gangsteres de todos os tempos. Mas também uma história humana, carregada de emoções. Segundo Rubens Ewald Filho “O mais admirável num cineasta é quando ele transmite seu amor pelo cinema.” É assim que Leone dirige Era uma vez na América: Com paixão! Tudo que se vê na tela é carregado de poesia, lirismo e um toque de melancolia por um passado irremediavelmente perdido, repleto de lembranças e dores, desde a infância distante de Noodles, personagem encarnada de forma brilhante por Robert De Niro. As cenas são longas e precisas, pontuadas por expressivos silêncios, que incrementam o suspense, ou pela tocante trilha sonora de Ênio Morricone. Há um cuidado especial com cada detalhe, como as criativas passagens de tempo e os objetos dramáticos. O filme é um rico panorama da colônia judaica nos EUA, da era de ouro dos gangsteres, envolvidos com o contrabando de bebidas durante a lei seca e depois com os sindicatos. 

Roteiro: É assinado por seis pessoas, inclusive pelo diretor. O filme todo é um grande flash back que conta as lembranças do protagonista. O roteiro viaja no tempo sem cerimônias, transita pelo presente e por um passado que esconde um mistério, uma história mal contada. É preciso estar atento à trama, às vezes um tanto confusa, para perceber o quebra-cabeça que vai se formando até desvendar este surpreendente e trágico mistério.

Por: Alexandre Gennari

Trailer

Fonte: “Os cem melhores filmes do século 20” – Rubens Ewald Filho – Vimarc Editora – 2001.

Outros títulos da Filmoteca do Roteirista 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s