Crônica de um amor louco

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

cronica do amor louco

Direção: Marco Ferreri –1981 – Itália/França – Drama – 108 min. – Roteiro: Sergio Amidei, Marco Ferreri, Anthony Foutz baseado na obra de Charles Bukowski – Elenco: Ben Gazarra, Ornella Mutti, Tania Lopert

Sinopse: Em Los Angeles, um poeta alcoólatra e uma prostituta masoquista vivem uma tórrida paixão.

Comentário: Estilo! O que importa é ter estilo. Não importa que você faça grandes bobagens na vida, desde que as faça com estilo. Há cães que têm mais estilo do que certos homens. Assim disse o poeta, o protagonista da crônica de Ferreri e Bukowski.

O grande mérito de Ferreri nesta crônica louca é transportar para a tela, com incrível fidelidade o universo underground de Charles Bukowski, um dos ícones literários da contracultura.

O poeta desta parceria bombástica transita pelo submundo entre os excluídos do sonho americano, como a prostituta personificada na beleza paralisante de Ornella Mutti no auge de seu brilho.

A crônica é um mergulho radical e sem concessões na irracionalidade dos sentimentos. Aí é que encontramos o divino de sermos humanos e nos afastamos da obsessão de querermos para nós o divino inalcançável com o qual nos acenam os deuses. Deuses não têm vísceras. Nós temos! Os personagens de Bukowski têm, deuses humanos que são.

Ter estilo é banir de nossas vidas o equilíbrio medíocre dos sensatos. É viver, sem medo das conseqüências, a louca paixão pelos extremos, como verdadeiros deuses humanos. Como Ferreri e Bukowski. É preciso coragem. Alguém se habilita?

Por: Alexandre Gennari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s