Blow-up, Depois daquele beijo

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

Blowup

Direção: Michelangelo Antonioni –1966 – Inglaterra/EUA/Itália – Drama – 110 min. – Roteiro: Michelangelo Antonioni – Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles, Veruschka

Sinopse: Um fotógrafo clica um casal se beijando num parque. A mulher fotografada tenta seduzi-lo em troca dos negativos. Curioso, ele revela as fotos e descobre um assassinato.

Comentários: Um personagem diz: “Queria ter muito dinheiro para ser livre”. O outro aponta para a foto de um morador de rua e pergunta: “Livre como ele”? Apesar da força cáustica do diálogo, a imagem é tudo nesta obra-prima do italiano Antonionni. A fotografia é o gancho para o cineasta criar um jogo de imagens com uma estética singular, a partir de uma ótica repleta de alternativas.

Os sons e a música são parte da narrativa, mas quase não interferem, embora sejam brilhantes em algumas passagens, como o farfalhar das árvores no parque deserto e notas musicais rápidas, soltas no fundo das cenas. A orgia imagética de Antonionni está impregnada de anos 60: Há um trecho de um show dos Yardbirds, onde Jimy Page e Jeff Beck, quase garotos, aparecem tocando lado a lado. E há uma sessão de fotos que mais parece uma transa.

No entender do crítico Rubens Ewald Filho “Antonionni registrou para sempre um momento histórico de transformação.” Blow-Up foi o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, mas o grande trunfo do diretor, com ou sem dinheiro, é a liberdade com que ele disse tudo que teve vontade de dizer por meio de imagens geniais.

Por: Alexandre Gennari

Assista

Outros Filmes da Filmoteca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s