Sem Destino

 Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

Sem-Destino

Direção: Dennis Hopper –1969 – EUA – Road Movie – 94 min. – Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper, Terry Southern – Elenco: Dennis Hopper, Peter Fonda, Jack Nicholson

Sinopse: Nos anos sessenta, dois motoqueiros saem de Los Angeles rumo a New Orleans, contando com o dinheiro ganho em uma operação com drogas

Comentários: Afinal, o que é a liberdade? Seguramente é muito mais do que “uma calça velha azul e desbotada” como dizia um comercial de TV mais ou menos da mesma época do filme Sem Destino de Dennis Hopper.

A principal reflexão desta fita é sobre o conceito de liberdade, do ponto de vista dos jovens do final dos anos sessenta: Liberdade de rodar a esmo pelo país em busca do sonho de uma sociedade diferente. Liberdade de drogar-se à vontade.

Easy Rider foi um filme inovador em vários aspectos: É o precursor dos Road Movies (filmes de estrada) americanos e foi um dos primeiros filmes a mostrar abertamente pessoas usando drogas, um escândalo para a época. Está entre as trilhas sonoras mais famosas da história de Hollywood, tendo como tema um dos grandes clássicos do Rock. Sucesso absoluto de bilheteria, rendeu mais de 40 milhões de dólares em sua primeira exibição.

Mas a importância de Easy Rider está, acima de tudo, no fato de ser uma sinopse do que foi o movimento hippie e da trajetória de uma geração que lutou – e morreu – por mais liberdade.

Por: Alexandre Gennari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s