Saiba Mais

Alexandre Gennari – Livros – O Sorriso do Gato – Saiba Mais

capa2_02bx

Resenha: O brasileiro que nunca comprou ou vendeu um único produto de contrabando que atire a primeira pedra nos personagens de Descaminho – O Sorriso do Gato, romance baseado em fatos reais que tem como pano de fundo o contrabando no Brasil e a redemocratização do país no início dos anos 1990. No relato, um homem relembra sua juventude, quando se juntou a um dos vários grupos de contraventores que, a bordo de pequenos aviões, faziam o trajeto entre Paraguai e Brasil, trazendo computadores banidos pela Lei de Informática, perfumes franceses e diversos produtos importados. O autor, Alexandre Gennari, nasceu em São Paulo e vive hoje entre a capital e a cidade histórica de São Luiz do Paraitinga. Seu primeiro livro teve o conto Os sons do Divino e o Espírito Santo do silêncio transformado em filme, selecionado no Festival CineBrasil de Estocolmo, entre outros. Criador do site WebwritersBrasil em 2001, o autor festeja o vínculo do livro com a internet, com versão eBook, um single gratuito com o primeiro episódio, um book trailer no YouTube e fan page no FaceBook. Em minibiografia na contracapa do livro, o autor declara que foi muambeiro, mas perguntado se é personagem no livro, Gennari nega. Diversos narradores se alternam para contar a história, o que aproxima a narrativa de um documentário cinematográfico. Cada episódio tem uma ilustração criada pelo artista gráfico Fernando Vianna, por meio de um processo fotográfico experimental.

Prefácio (Por Benedicto Luz e Silva): A própria estrutura narrativa de Descaminho já revela os antagonismos viscerais que Alexandre Gennari desenvolve sobre a sociedade dividida que focaliza. Um mundo cheio de intenções e necessidades inconciliáveis. Numa ambivalência em que alguns personagens estão inseridos no positivo e outros no negativo, cada qual pensa apenas em se dar bem e sobreviver. Nada os une e tudo os separa, ao refletirem os fragmentos dos pequenos mundos narcísicos em que vivem. Justamente por isso, embora as duas partes do livro (O sorriso do gato e A boca do cachorro) possam ser lidas em separado, no conjunto ganham uma nova dimensão, ao se complementarem, como a dupla face de toda manifestação humana. Como em sua obra de estreia, temos aqui uma mistura intensa de realidade e ficção. O autor aprofunda o campo semântico do fluxo narrativo, transposto nas diversas linguagens individuais. Dessa multiplicidade é que ele procura tirar uma possível compreensão dos fatos concretos e contraditórios, ao virar tudo pelo avesso. É da alternância de enfoques que Alexandre Gennari, pela imaginação, recria ficcionalmente os elementos sociais e psicológicos. Não apenas como um documentário reconstitutivo, mas principalmente como uma reflexão existencial esclarecedora, ao explorar de forma direta a surpreendente simultaneidade que as mesmas lembranças suscitam nos diferentes personagens. No entanto, que não haja nenhuma dúvida na leitura de Descaminho: Ao confrontar o melhor e o pior de uma época, o autor traz à tona uma visão crítica dos mecanismos que regem as relações entre os indivíduos e as organizações criadas por eles. O destino geral encontra-se condicionado por forças que privilegiam alguns e escravizam a grande maioria. Daí que, mesmo vivendo entre riquezas, os personagens não chegam nunca a realmente possuí-las. Todo o sonho de estabilidade e progresso acaba minado pelo seu contrário, que vive das ambições destrutivas que fazem do efêmero e do impermanente a própria possibilidade de prevalecer. Que todos acabem sendo vítimas e não beneficiários do sistema, é o que Alexandre Gennari nos leva a concluir deste Descaminho, tão bem pensado, tão bem realizado, mais uma vitória em sua carreira literária.

Mais Informações

Sinopse: Este romance tem como pano de fundo o contrabando no Brasil e a redemocratização do país. Um homem relembra sua trajetória no contrabando – ele e seu chefe voam em um pequeno avião que é abatido pela Polícia Federal. A partir daí, ele volta ainda mais no tempo e relembra ascensão e queda do esquema para o qual trabalhou até o vôo fatídico. Ao relembrar cada um dos personagens com quem trabalhou, reconstrói passo a passo o contrabando entre Brasil e Paraguai no início dos anos 1990 (redemocratização e abertura de mercado). Lembra-se das rivalidades entre os membros do grupo, da perseguição da polícia, da relação com um dos clientes (o maior contrabandista do país), especula sobre uma possível traição e conta a história de um grande amor. No final, revela a um personagem inusitado as consequências do abate narrado no início e o destino de cada um dos personagens.

Aspectos Literários: Trata-se de um romance desmontável composto por episódios amarrados por um narrador-protagonista. Diversos narradores se alternam, formato que aproxima a narrativa de um documentário cinematográfico. Cada episódio tem uma ilustração criada pelo artista gráfico Fernando Vianna, por meio de um processo fotográfico experimental. “Descaminho” é composto por duas partes: “O Sorriso do Gato”, lançado agora, e “A Boca do Cachorro” (março 2013). “Elas podem ser lidas em separado” afirma o escritor Benedicto Luz e Silva, que assina o prefácio da obra, “mas no conjunto ganham uma nova dimensão. Por isso, leiam a primeira e aguardem a segunda parte.” Ainda segundo Luz e Silva, “ao confrontar o melhor e o pior de uma época, o autor traz à tona uma visão crítica dos mecanismos que regem as relações entre os indivíduos e as organizações criadas por eles. Que todos acabem sendo vítimas e não beneficiários do sistema, é o que Alexandre Gennari nos leva a concluir.” O romance, uma produção independente, foi recusado por inúmeras editoras.  “Quero ser reconhecido pelo que escrevo e não por ser uma celebridade escrevendo bobagens. Mas no Brasil, as portas do mercado editorial se fecham para escritores que não fazem parte da panela,” diz Gennari. Não obstante, o livro foi traduzido para o espanhol, para o inglês, e está sendo adaptado para cinema. Na epígrafe, Gennari cita Milton Hatoum, seu escritor predileto.

Sobre o Autor

Outros Livros de Alexandre Gennari

2 respostas para Saiba Mais

  1. Pingback: Novo eBook em Português, escrito pelo Editor do WebwritersBrasil, para ler no seu tablet | Webwritersbrasil's Blog

  2. Pingback: GRÁTIS: Single do livro “Descaminho – O Sorriso do Gato” de Alexandre Gennari | Webwritersbrasil's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s