Henrik Ibsen

Roteiros – Cultura – Dramaturgo do Dia

Nascimento: 20 de março de 1828 (Skien 0 Noruega) – Morte: 23 de maio de 1906 (Oslo – Noruega) Estilo e gênero: O diálogos de Ibsen reafirmam os valores morais. As peças, retrato da classe média, lidam com a hipocrisia masculina e a futilidade do idealismo.  

 “O homem mais forte do mundo é aquele que resiste sozinho” (O Inimigo do Povo)

 Principais Obras: Peças: Brand, 1866 – Peer Gynt, 1867 – Imperador e Galileu, 1873 – Casa de bonecas, 1879 – Um inimigo do povo, 1882 – Solness o construtor, 1892.

Comentário: Foi o responsável pelo drama realista no palco. Seu amor pelo teatro o levou à Bélgica e depois à Christiania (hoje Oslo). Trabalhou como diretor de cena, escrevendo e dirigindo peças. Apesar de ganhar uma valiosa experiência, não conseguia estabelecer uma ligação intelectual com uma platéia que considerava mesquinha e de horizontes estreitos. Exilou-se voluntariamente aos 27 anos, primeiro em Roma, depois Dresden e Munique. Liberado das restrições de sua terra natal, escreveu a maior parte de suas peças teatrais no estrangeiro. Casa de Bonecas foi seu primeiro espetáculo a despertar a atenção internacional por sua polêmica e pela escandalosa ausência de um final feliz, obrigatório para os padrões da época. Enfrentou ainda mais condenações em sua peça seguinte: Espectros. Concentrou seu foco nas pressões sociais sofridas pelas mulheres, nos conflitos psicológicos interpessoais de controle e dominação. Ibsen reescreveu as regras da tragédia. Foi permanentemente provocante e desafiador até o fim.

Fonte: “501 Grandes Escritores” – Julian Patrick – Editora Sextante – 2009.

Leia sobre outros escritores (dramaturgos e roteiristas) importantes

Uma resposta para Henrik Ibsen

  1. Pingback: Dramaturgo do Dia: Henrik Ibsen | Webwritersbrasil's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s