Dona Flor e seus dois maridos

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

dona flor

Direção: Bruno Barreto – 1975 – Brasil – Comédia – 120 min. – Roteiro: Eduardo Coutinho e Leopoldo Serra, baseado no romance de Jorge Amado. – Elenco: Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça.

Sinopse: Dona Flor, uma dona de casa baiana, vive entre o amor e a dedicação de seu segundo marido e a paixão e as loucuras do primeiro, morto precocemente.

Comentários: Se o baiano Jorge Amado não foi o escritor brasileiro preferido dos críticos, certamente é o predileto no gosto popular. Seu universo ficcional se tornou um prato cheio para a dramaturgia e foi sucesso no cinema, no teatro e na televisão.

É neste universo de personagens fascinantes e histórias absolutamente envolventes que Bruno Barreto mergulhou para produzir um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema brasileiro. O filme é um marco. Os defeitos de Dona Flor são inúmeros: Há falhas no roteiro, especialmente nos diálogos; a edição e a produção são de má qualidade, há cenas muito ruins; alguns atores coadjuvantes e figurantes estão péssimos. Mas há muitos acertos também. E o principal deles é traduzir o riquíssimo mundo de Amado em imagens, personificando personagens inesquecíveis como Vadinho, Flor e Teodoro, muito bem conduzidos por Wilker, Sônia Braga e Mauro Mendonça.

No final das contas, Dona Flor fala do sonho de consumo de toda a mulher: Ter um homem de bom caráter para lhe dar segurança e carinho; e um cafajeste que lhe dê prazer, emoções intensas e viscerais. Se o mesmo homem puder reunir os opostos Teodoro e Vadinho, realizou-se o sonho do homem ideal.

Por: Alexandre Gennari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s