Três Vestidos pra lá de Bonitos

Alex Gennari – Contos Infantis

images

Eram três vestidinhos pra lá de bonitos.

O primeiro era amarelo. A cor preferida de Luiza, que sempre andava vestida com ele e sem sapatos, porque gostava de sentir a grama macia entre os dedos gorduchos quando corria descalça pra lá e pra cá. O vestido amarelo era cheio de florzinhas desenhadas, como as flores de verdade das quais Luiza tanto gostava. Sempre que via um vaso arranjava um copo com água e molhava a terra em volta da plantinha. Se via uma árvore florida, parava e ficava olhando, admirada.

O segundo vestidinho era vermelho. A cor que Clara mais gostava. Depois do banho, a mãe sempre pedia a ela que escolhesse um vestido no guarda-roupa, mesmo sabendo que a filha escolheria o vermelho. Não dava outra. Vestia o vestido predileto e corria olhar-se no espelho. Depois apanhava uma folha de papel em branco e desenhava o vestido vermelho. Em seguida desenhava vestidos amarelos, azuis, prateados, floridos… E desenhava meninas negras, brancas, amarelas, índias; vestidas nos vestidos que desenhara. Passava o dia assim. Encantada.

O terceiro vestidinho não tinha cor. Porque Manuela não se encantava com nenhuma cor. E colocava seu vestido sem cor pra ficar olhando o céu, o mar e as estrelas. Horas e horas sem falar com ninguém. A mãe ficava preocupada e dizia: “Manuela, presta atenção, você é muito desligada!” E Manuela nem aí. Perdida em pensamentos. E vocês sabem no que Manuela pensava? Não? Nem eu.

Eram três moças pra lá de espertas…

Quando cresceu, Luiza percebeu que vestidos amarelos sempre ficavam bonitos nela. E que as flores ficavam mais alegres quando ela estava por perto. Quando via uma planta meio tristonha, mudava o vaso de lugar e pronto. Uhu! No dia seguinte ela já estava contente outra vez. Esse era o seu talento.

Clara, depois que ficou maior, continuou preferindo os vestidos vermelhos. Ah! Ela parecia uma princesa com seus vestidos encarnados. Ficava tão feliz que queria ver as outras moças felizes como ela. Por isso desenhava os vestidos mais bonitos do mundo pra elas. Vocês já sabem né? Vestidos prateados, azuis, amarelos; pra moças brancas, negras e amarelas. Era o talento de Clara.

Quando ficou moça, Manuela continuou sem saber que vestido usaria. Ninguém, nem ela mesma, tinha a menor ideia do que fazer com aquele gosto que ela tinha de ficar horas e horas olhando o céu, o mar e as estelas sem dizer nada.

Até que um dia sua mãe lhe disse:

“Manuela, minha filha, agora você já é uma moça e precisa prestar atenção nas coisas à sua volta.”

“Eu presto, mamãe, presto atenção no céu, no mar, nas estrelas…”

O tempo passou e Manuela continuou olhando o céu, o mar e as estrelas. Mas um dia a mãe insistiu: “Filha, no que você pensa quando está olhando o céu?”

Manuela pensou por alguns momentos e disse: “Eu tenho ideias, mamãe. Um monte delas.”

Foi a vez de a mãe refletir e dizer: “Então chegou a hora de você organizar essas ideias e colocá-las à serviço das pessoas.”

Naquela noite, Manuela vestiu um vestido azul como o céu e as pessoas disseram: “Manuela, você fica muito bem de azul.”

“Cada menina tem um vestido feito especialmente pra ela,” respondeu Manuela. E esta era uma de suas muitas e muitas ideias.

As ideias eram o talento de Manuela.

Leia outros Contos Infantis

Saiba mais sobre Alex Gennari

Anúncios

9 respostas para Três Vestidos pra lá de Bonitos

  1. Pingback: Nova Página do WebwritersBrasil traz Textos Infantis de Alex Gennari | Webwritersbrasil's Blog

  2. Ana Gennari disse:

    Linda estréia no mundo das histórias infantis! adorei!

  3. Raquel Unfer disse:

    Lindo conto!! Sou apaixonada por contos infantis!! Amei!!!

  4. adriana disse:

    que lindo Ale !!!!

  5. Cris Blanco disse:

    Show !!!! Adorei !!! Que cor será o meu vestido ?

  6. Celeia Monteiroa disse:

    Alê, eu me encanto todas as vezes que leio para a Manuela ;o) bjks !! Você e suas grandes idéias… eheheh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s