Chinatown

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

chinatown

Direção: Roman Polanski – 1974 – EUA – Policial/Suspense – 130 min. – Roteiro: Robert Towne – Elenco: Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston

Sinopse: Nos anos 30, em Los Angeles, um detetive particular é contratado por uma mulher para investigar seu marido. Logo, ele percebe que caiu numa armadilha e envolve-se num caso perigoso e complicado.

Comentários: Assistir a essa obra prima de Polanski é como montar um quebra-cabeças ou disputar uma partida de Detetive. Uma atividade lúdica para adultos.

O roteiro é primoroso, não só pelo quebra-cabeças muito bem elaborado, mas pela riqueza dos diálogos. O roteirista Robert Towne, foi agraciado com o Oscar. O filme recebeu indicações também nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, música, atriz e ator. Nicholson não levou a estatueta, mas sua atuação ficou marcada graças à criação de um personagem instigante, protótipo do anti-herói, um detetive enxerido, irônico, que passa parte do filme com um ridículo curativo no nariz, destacado em closes desconcertantes. Esteticamente, o diretor ressuscita o film noir, sucesso do cinema americano nos anos 1940.

Um incesto inusitado é a última peça do quebra-cabeças de Polanski. A partir daí, o que surge é um quadro surpreendente, muito diferente do que se espera, subitamente lógico e estarrecedor. A brincadeira se torna amarga, mas deixa na boca aquele gostinho de quero mais.

Por: Alexandre Gennari

Assista

Outros Filmes da Filmoteca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s