Cantando na Chuva

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

Direção: Gene Kelly e Stanley Donen – 1952 – EUA – Musical – 102 min. – Roteiro: Adolph Green e Betty Comden – Elenco: Gene Kelly, Donald O’Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen

Sinopse: Em um grande estúdio de Holywood no final dos anos 1920, uma famosa dupla de atores do cinema mudo tenta adaptar-se ao novo cinema falado.

Comentários: Muito antes de John Travolta fazer sucesso nos embalos de sábado, Gene Kelly já arrebentava dançando na chuva e nas telas do cinema. Cantando na chuva é considerado o melhor musical de todos os tempos, o legítimo representante da época de ouro dos musicais. O filme mostra todo o romantismo, o luxo, o glamour e uma certa ingenuidade – marcas registradas do gênero.  Os números musicais são os melhores já produzidos com destaque para as performances de Kelly, dançando sozinho, com Donald O’Connor ou com Cyd Charisse. Outro destaque é a atriz Jean Hagen como a estrela insuportável de voz estridente.

Em mais uma injustiça memorável, tudo que Cantando na chuva conseguiu na Academia foi duas indicações para o Oscar: Melhor atriz coadjuvante (Jean Hagen) e direção musical. Aborda também a polêmica discussão Teatro versus cinema, através da personagem de Debbie Reynolds que em princípio defende a nobreza do teatro como o pai das artes cênicas. Mas, no final, rende-se ao glamour do cinema, pregando sua magnificência e massageando mais uma vez, o ego insaciável de Hollywood. Cantando na chuva é um momento de rara beleza do cinema, é pura diversão.

Roteiro: O roteiro é ótimo, além de satirizar os primeiros anos do cinema falado, faz uma paródia do próprio cinema, dos atores e do universo de Holywood. Mesmo com essa visão irônica, o filme é um registro do cinema da época e retrata um momento histórico: A passagem do cinema mudo para o falado.

Por: Alexandre Gennari

Assista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s