Três enterros

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

Direção: Tommy Lee Jones – 2005 – EUA/França – drama – 121 min. – Roteiro: Guillermo Arriaga – Elenco: Tommy Lee Jones, Barry Pepper, Julio Cedillo

Sinopse: O boiadeiro mexicano Melchiades é assassinado. Pete, seu amigo americano, suspeita do envolvimento da guarda de fronteira no crime e decide dar um enterro decente ao amigo morto.

Comentários: Alguém vai se importar com a sua morte? Em “Três enterros”, o fato de haver um assassinato não mudará a vida das personagens. Afinal, quem se importa com a morte de um mexicano na fronteira? O que mudará a trajetória de todos, é quando o melhor amigo do morto percebe que não haverá justiça e decide fazê-la a seu modo. A partir daí, redescobriremos o valor de cada vida humana. E o descaso com a vida nos dias de hoje. Pensaremos sobre a realidade da morte, o ser diante dela e da decomposição do corpo. Entenderemos o perdão como ato regenerador, a lei de causa e efeito, a catarse (possível) do ser humano. Sentiremos os personagens se transformando ao longo da ação. Jamais serão os mesmos. Como jamais seremos os mesmos.

Guilhermo Arriaga, meu roteirista predileto, fala da imigração ilegal na fronteira do México com os Estados Unidos. Critica certos estereótipos americanoides, lança um olhar para a questão da diversidade e da tolerância. A narrativa vai se tornando algo quase insólito. Fragmentos da história vão e vêm sem ordem cronológica e sem qualquer pista visual do que é presente e do que é flash back. O espectador precisa estar atento. Mas é um quebra-cabeça que vale a pena montar.

Por: Alexandre Gennari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s