“Sempre um Papo” recebe Luiz Ruffato

Literatura – Canal Aberto – Livros Lançamentos

luiz ruffato

Canal Aberto: Dia 11 de junho, terça-feira, às 20h, com entrada gratuita / Local: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – Informações:  (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br

O Sempre Um Papo recebe em São Paulo o escritor Luiz Ruffato, para o debate sobre o tema “A Literatura Durante a Viagem”.

Escolhido como tema do mês, “A Literatura Durante a Viagem” será discutido, ainda, no dia 25 de junho, pela Família Klink. Amyr Klink, sua esposa, Marina Bandeira, e suas três filhas, Marina e as gêmeas Tamara e Laura possuem livros publicados. Juntos, vão contar as histórias história de uma família que tem a viagem e a literatura no sangue e faz da navegação uma forma de vida.

“A Literatura Durante a Viagem”

O livro “Estive Em Lisboa e Lembrei de Você” nasceu de uma proposta da editora Companhia das Letras para uma viagem à capital portuguesa. Dela traria um livro. Mas, para Luiz Ruffato, a “viagem” em questão está além do puro trânsito físico. “O deslocamento – principalmente o que acontece internamente – é o mote da literatura. “Odisseia” é o deslocamento. A literatura vem desde sempre trabalhando com essa ideia de alguém que sai de um lugar para outro. É sempre uma viagem”, afirma. O autor lembra o livro de Xavier de Maistre, “Viagem à Roda do Meu Quarto”, que, inspirado nos relatos de naturalistas do século 19, conta uma viagem de um sujeito sem que ele saia de seu quarto. “É essa a ideia que me interessa, as viagens externas só fazem sentido quando há uma mudança interna”, conclui.

Como escritor, Luiz Ruffato circula: desde 2003 vive na estrada. Tanto transita que, deste movimento, nasce seu mais novo livro, ainda inédito. “Tem a ver com viagem mesmo. É a historia de um engenheiro ligado à ONU, que faz viagens para vários países e relata algumas conversas que teve”, revela.  Essas personagens com quem a protagonista conversa têm em comum o fato de serem deslocados no espaço. Na Bahia, ouve os casos de uma francesa. No Uruguai, de um sujeito cujo pai foi para o Brasil. Todas elas, pessoas em trânsito, como Ruffato e seu novo protagonista.

Luiz Ruffato nasceu em Cataguases (MG) em 1961. Publicou: “Histórias de remorsos e rancores” (histórias, 1998); “Os sobreviventes” (histórias, 2000), Menção Especial do Prêmio Casa de las Américas –; “Eles eram muitos cavalos” (romance, 2001), vencedor do Prêmio APCA de melhor romance de 2001 e Prêmio Machado de Assis de Narrativa, da Fundação Biblioteca Nacional; “Come tanti Cavalli” (Milano, Bevivino Editore, 2003); “Tant et tant de chevaux” (Paris, Éditions Métailié, 2005); “Eles eram muitos cavalos” (Espinho, Quadrante, 2006); “As máscaras singulares” (poemas, 2002); “Os ases de Cataguases” (ensaio, 2002); “Mamma, son tanto Felice” (Inferno Provisório – Volume I romance, 2005) e “O mundo inimigo” (Inferno Provisório – Volume II romance, 2005), ambos vencedores do Prêmio APCA de melhor ficção de 2005); “Vista parcial da noite” (Inferno Provisório – Volume III romance, 2006), “O livro das impossibilidades” (Inferno Provisório – Volume IV romance, 2008) e “Domingo sem Deus” (Inferno Provisório – Volume V romance, 2012).

Sempre Um Papo

Há 27 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 4.500 eventos com um público presente estimado em 1,5 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, todo sábado e domingo, há 10 anos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua quinta edição, distribuída para mais de 6.000 escolas brasileiras. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 400 programas com escritores brasileiros e internacionais, gratuitamente, além de diversos seminários, na íntegra. Em parceria como SESC, atua na capital paulista há sete anos.

Uma resposta para “Sempre um Papo” recebe Luiz Ruffato

  1. Pingback: “Sempre Um Papo” recebe Luiz Ruffato | Webwritersbrasil's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s