Lançamento da série literária “Psicor – os Tipos de Caráter em Ação” de Felipe Moreno, pela editora Letras Criativas

Literatura – Canal Aberto – Lançamentos/Autores

Trata-se de breves novelas inspiradas e baseadas nos 9 tipos de personalidade de um sistema milenar nascido provavelmente dentro de uma filosofia Sufi. A ideia de que a humanidade comporta nove tipos de personalidade pode a princípio parecer ingênua, porém não é o que se verifica na prática. O Eneagrama propicia enxergar em si e em outros os traços predominantes de um caráter que tende a se estabelecer em uma determinada área compreendida em centros, que podem se subdivididos em centros instintivo, emocional e intelectual.

Dessa forma, uma pessoa irá acabar se ajustando predominantemente a um desses centros e desenvolvendo padrões muito peculiares de comportamento, revelando então uma determinada tipologia de caráter.

A série literária se inspira em personagens fictícios, porém baseados nos 9 tipos de personalidade existentes no diagrama de 9 pontas, como também é conhecida a mandala do Eneagrama.

Nas próprias palavras do autor Felipe Moreno, a sua experiência com o sistema do Eneagrama: “Estudo os eneatipos faz tempo. Observo bastante a mim e aos outros, e vejo como o Eneagrama consegue resumir a nós todos inequivocamente. Mas não é algo aleatório, pois é preciso bastante intuição para se perceber e também aos outros. É aí que reside a sabedoria transmitida nesse conhecimento milenar.” 

A série “PSICOR” promete abordar cada eneatipo independentemente, isto é, são histórias particulares a cada personagem, que vivem suas próprias experiências em lugares ou épocas diferentes, como é o caso de “Casa de Ferreiro, Espeto de Pau”, que acontece nos anos de 2030 em uma cidade fictícia chamada Indolândia, que não é só uma alusão crítica indireta ao comportamento do Brasil nas soluções urgentes como poderia deixar transparecer, mas também, e em primeiro lugar, um artifício usado para situar a história dentro da principal energia do tipo 9 do Eneagrama: a indolência.

Das 9 histórias que compõem esta série, que está sendo produzida e publicada em formato de eBook, o livro digital, além da citada acima, mais 3 já foram escritas e produzidas podendo ser adquiridas no site www.letrascriativas.com.br, onde também é possível encontrar material suplementar sobre os eneatipos.

Felipe Moreno também expressou um pouco dessa experiência autoral: “O sonho de todo autor é ser lido e comigo não é diferente. Escrevo literatura há tempos e esse desejo se acentuou agora acho que porque sinto a presença de uma maturidade literária propícia para mesclar o que observo dos tipos com o cabedal de ter passado pela criação literária para várias mídias. Escrever hoje ‘eneaficção’, por assim dizer, tem me motivado a compreender um pouco mais do que nós somos como pessoa, e isto significa também admitir que temos um centro superior em nossa personalidade que canaliza ideias de aspecto nobre existentes no caráter.” 

Como foi mencionado, a série já tem 4 títulos disponíveis em formato ePub, o que faculta ao leitor o benefício nesses tempos digitais de poder ler os títulos em gadgets, os aparelhos digitais leitores de eBook, que já são vários no mercado. No site do Projeto Letras Criativas (www.letrascriativas.com.br), do próprio autor, além de outras livrarias virtuais, o leitor poderá adquiri-los e, numa experiência única, mesclar entretenimento com seu próprio insight sobres os tipos de personalidade do Eneagrama.

O próprio autor anuncia novos títulos: “Estou terminando a história inspirada no tipo 1, o Perfeccionista. Depois virão as 4 novelas complementares. Assim, espero, que até a metade de 2012 estejam todas as 9 publicadas. Não sei se sou o primeiro ‘eneaficionista’, mas posso afirmar seguramente que criar histórias inspiradas no conhecimento dos eneatipos tem me dado muito prazer. Agora só falta o leitor me acompanhar nessa viagem ao centro de cada um de nós!”

Série “PSICOR, os Tipos de Caráter em Ação”

Autor: Felipe Moreno

Editoração digital: LetrasCriativas, São Paulo, 2011, www.letrascriativas.com.br.

Disponíveis em formatos digitais: ePub e MOBI (para acesso e leitura nos leitores digitais, e-readers, tablets, PCs)

Títulos já disponíveis:

“Casa de Ferreiro, Espeto de Pau” – Novela do tipo 9, o Pacifista. Conta a história de Volkaniah Bastos, um ex-sultão de Brunei Darussalam, e hoje governador de Indolândia, que é confrontado pelo filho caçula que lhe tira a paz.

“Apenas um Caminho de Volta” – Novela do tipo 6, o Legalista. Conta a história de Sílvia Regina e Ana Carolina, mãe e filha respectivamente, a primeira fóbica e a segunda contrafóbica, gêneros encontrados nos tipos Legalistas, que estão enlaçadas por uma energia poderosa de confiança e desconfiança.

“Presos a una Rivincita” – Novela do tipo 3, o Desempenhador. Conta a história de Carlos Eugênio Strauss, um executivo bem-sucedido que vive um momento delicado de pós-separação com a esposa, e que acaba se envolvendo em uma morte casual.

“Ânsia de Amor” – Novela do tipo 4, o Devaneador. Conta a história de Úrsula Brandão, uma artista plástica que se envolve com um homem através da internet e que, por conta disso, vive desencontros, perdas e reencontros.   

O Autor: Felipe Moreno é paulistano e escreve desde 1986, com vários livros já publicados. Escreveu também vários roteiros para tevê, cinema e teatro, culminando com o livro “Dupla Personalidade para um Roteiro”, obra adotada em universidade baiana e que reúne processos criativos a partir da dramaturgia e psicanálise. O autor também é editor de eBook, o livro digital e administra o site www.letrascriativas.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s