Lançamento do livro “Guia de ruas sem saída” de Joca Reiners Terron, pela Editora Edith

Literatura – Canal Aberto – Lançamentos/Editoras

Lançamento em São Paulo do novo livro de Joca Reiners Terron “GUIA DE RUAS SEM SAÍDA”, com desenhos de André Ducci (publicado pela Edith). 05 de março de 2012 – das 19:30 até 02:00 – Mercearia São Pedro Rua Rodésia 34, Vila Madalena.

O LIVRO
Um homem está expelindo chips eletrônicos e perdendo partes de seu corpo — a córnea, um rim, pedaços da pele — e não sabe como isso ocorre. Ele vaga pelas ruas falando consigo mesmo à procura de familiares e conhecidos — a mulher, a filha, uma amante — sem ter certeza de que ao menos existiram. Esse desmemoriado acredita ser um desenhista de HQ que criou um super-herói de grande sucesso, o Homem-Escada. Paralelamente, outro personagem viaja acompanhado da mulher ao outro lado do mundo para sofrer uma cirurgia de transplante. Sabemos de sua trajetória anterior por meio de suas lembranças, e dos pensamentos que ele atribui à mulher. O leitor logo percebe que o primeiro narrador é o doador do órgão que o segundo vai receber.

A FORMA DO LIVRO
Há blocos de texto justapostos a quadrinhos sem palavras; quando o texto é interrompido, a narrativa continua de outro modo, com os quadrinhos; é como se o leitor tivesse acesso às lembranças e à visão dos personagens através dos desenhos, que não têm função ilustrativa — geralmente essa é a função de desenhos em livros —, mas narrativa, no mesmo plano hierárquico que os textos.

COMO NASCEU O LIVRO
Não lembro mais como a idéia surgiu, pois escrevo esse texto desde 2000; acredito, porém, que a faísca original foi se transformando com o passar do tempo e se adequando à forma atual. Já a idéia de usar imagens narrativas certamente veio das histórias em quadrinhos e de Valêncio Xavier, escritor brasileiro cujos livros se caracterizaram pela mistura de imagens e palavras; no que se refere à HQ, a influência maior vem das HQs sem texto de pioneiros como Frans Masereel (que influenciou o próprio Valêncio), Max Ernst e outros.

SERVIÇO
“Guia de Ruas Sem Saída”
Autor: Joca Reiners Terron
Desenhos: Andre Ducci
Formato: 14,5X20,5cm
256 pgs – Preço: R$35
www.visiteedith.com

Uma resposta para Lançamento do livro “Guia de ruas sem saída” de Joca Reiners Terron, pela Editora Edith

  1. Pingback: Lançamento do livro “Guia de ruas sem saída” de Joca Reiners Terron, pela Editora Edith | Webwritersbrasil's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s