Bendito Maldito – Uma biografia de Plínio Marcos

Roteiros – Cultura – Biblioteca do Roteirista

 

Oswaldo Mendes (Editora Leya – 497 págs. – 2009 – biografia)

Ler a biografia de Plínio Marcos é muito mais do que viajar pela trajetória de um personagem inimitável. Trata-se de uma verdadeira aula sobre dramaturgia e sobre a história do teatro brasileiro. Nelson Mota, biógrafo do músico Tim Maia, disse que Tim é um personagem tão inacreditável, que a ficção seria incapaz de criá-lo. Plínio também.  Enquanto criou máscaras variadas para seus personagens; em sua vida, ao contrário, sua grande obra foi viver sem jamais usar quaisquer máscaras, viver sendo ele mesmo o tempo todo. Ou pelo menos tentando.

Plínio Marcos (1935 a 1999) é um dos principais autores teatrais brasileiros (além de escritor e jornalista) e o mais perseguido pela censura durante a ditadura militar. Com sua linguagem realista, crua e coloquial (cheia de gírias e palavrões) revolucionou a dramaturgia no país.

Essa biografia, escrita pelo jornalista Oswaldo Mendes (amigo de Plínio) retrata a vida do autor com diversas cores, a personalidade forte e controvertida, as idéias de um intelectual firme em suas posições, a genialidade de um autor incomum e, sobretudo, um ser humano. Humaníssimo. Como pano de fundo, surge um panorama do teatro brasileiro entre as décadas de 1950 e 1990. Segundo Luiz Fernando Ramos, crítico da Folha de São Paulo “além de narrar a saga desse extraordinário dramaturgo, Oswaldo Mendes revela-o como um personagem fascinante (…) a identidade que emerge mais forte é a de um ser humano raro e que teve como principal virtude ser ele mesmo sempre, sem retoques, o tempo todo.” 

Por: Alexandre Gennari

Leia outros títulos da Biblioteca do Roteirista

Uma resposta para Bendito Maldito – Uma biografia de Plínio Marcos

  1. Pingback: Bendito Maldito – Uma biografia de Plínio Marcos | Webwritersbrasil's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s