“O Casal Palavrakis” de Angelica Liddell, no Sesc Consolação

Roteiros – Canal Aberto – Teatro

Canal Aberto: Texto inédito no Brasil, o espetáculo O CASAL PALAVRAKIS, da dramaturga espanhola Angélica Liddell, estreia dia 16 de agosto, quinta-feira, às 21h, no SESC CONSOLAÇÃO, Sala Beta – 3º andar. A peça conta a história da turbulenta vida de Elsa e Mateo Palavrakis, desde aconcepção de sua filha Chloé em um cemitério, até o assassinato da mesma. Montagem do Teatro Kaus, tem direção de Reginaldo Nascimento e reúne no elenco os atores Amália Pereira, Igor Kovalewski e Lauanda Varone.

Elsa e Mateo levam uma vida monótona em um bairro onde a única diversão consiste em insípidos concursos de baile, os quais perdem sistematicamente. Uma série de imagens apocalípticas conduz a ação, guiada pela inquietante voz de uma Narradora mediante uma estrutura de flash-backs. Unidos pelo rancor comum por seus pais, vítimas de maus tratos quando crianças, o casal revê sua história, começando pela própria infância, sua inocência roubada, até a fatídica morte de sua filha.

 “A peça fala da violência e abusos que criam feridas que não cicatrizam, apavorando homens e mulheres que, angustiados, tentam reproduzir nos filhos a vida que não tiveram. É a busca por algum sentido que possa redimir uma infância sem cor, sem luz, numa trama, na qual o ser se olha no espelho e diante de sua face o que vê é uma verdade nua e crua. Revelações são inevitáveis, medos, dor e violência são escancarados num complexo sistema nervoso”, afirma o diretor Reginaldo Nascimento.

 Montagem apresenta uma linguagem hibrida, comum a série de quadros fragmentados que, alheios a qualquer lógica de tempo e espaço, vai costurando uma complexa trama. “O foco é no trabalho dos atores, que transitam com as contradições das personagens, apresentando um relato visceral de suas verdades, medos e mentiras. Com um desenho cênico que foge do naturalismo, experimentamos outras formas de contar a história”, finaliza o Reginaldo.

Reginaldo Nascimento assina o cenário e sonoplastia. A cenografia apresenta apenas duas cadeiras, que representam todos os ambientes da peça, ao fundo, um praticável, revela o quarto da menina que narra a história. Os figurinos, de Anelise Drake, remetem ao gótico nas cores, com traços de desconstrução. A música transita com o sublime, em alguns momentos sons desconexos aparecem para acentuar a dramaticidade. A Iluminação,de Vanderlei Conte, trabalha com siluetas, sombras e recortes.

O texto faz parte do Tríptico da Aflição, que reúne também as peças Once Open a Time in West Asphixia e Hysterica Passio. O Teatro Kaus pretende encenar as outras duas peças da trilogia, começando por Hysterica Passio, que já está sendo traduzida para o grupo pelo dramaturgo AimarLabaki. A peça tem previsão de  estreia para o primeiro semestre de 2013.

Quem é Angélica Liddell: Pseudónimode Angélica González (Figueres, Girona, Catalunha, Espanha, 1966) é produtora,encenadora, atriz, escritora, poetisa e dramaturga. É licenciada em Psicologiae Arte Dramática. Iniciou em 1988 a sua trajetória no teatro e esse ano, recebeo Premio Cidade de Alcorcón pela obra Greta quiere suicidar-se. Em 1993, fundou, juntamente com Gumersindo Puche, a companhia Atra Bilis Teatro(bílis negra), onde produz, dirige e interpreta seus próprios textos. A sua obra compreende narrativa, poesia, performance e ações, além de textos teatrais, dos quais muitos foram já encenados na Espanha, Colômbia, Bolívia,Portugal, Alemanha, Chile e República Checa. Suas peças abordam temas como a decadência da instituição familiar, o lado negro do ser humano, a morte e o sexo. Escreveu os textos: O Tríptico da Aflição, que reúne as peças O Casal Palavrakis, Once Open a Time in West Asphixia e Hysterica Passio; La Falsa Suicida; Actos de Resistência Contra a Morte; Las Condenadas, El Jardín de Madrágoras e El año de Ricardo, entre outras. Suas obras estão traduzidas para português, alemão e francês.

Quem é Reginaldo Nascimento: Ator e Diretor Teatral em constante atividade desde 1990. Fundou fundador o Teatro Kaus Cia Experimental em 1998. Participou de diversos cursos de formação e aprimoramento com diversos e importantes profissionais. Desde 1993 se dedica especificamente a Direção Teatral e a pesquisa do teatro de grupo, tendo assinado a direção de mais de 20espetáculos entre eles: O Grande Cerimonial, de Fernando Arrabal,Infiéis,de Marco Antonio de la Parra, A Revolta, de Santiago Serrano, El Chingo, de Edílio Peña, Pigmaleoa,de Millôr Fernandes, Cala a Boca Já Morreu, de Luís Alberto de Abreu, A Boa, de Aimar Labaki, Vereda da Salvação, de Jorge Andrade, Homens de Papel e Oração para um pé de chinelo,ambas de Plínio Marcos, entre outros. Vêm realizando desde 1994, várias oficinas e cursos em prefeituras, secretarias de cultura e instituições privadas pelo interior do Estado, na capital e outros estados. Organizou e Editou o Livro CADERNOSDO KAUS – O Teatro na América Latina. Em agosto de 2009,idealizou e executou juntamente com o Grupo Kaus e em parceria com o Instituto Cervantes a Mesa de Debates Um Certo Arrabal, evento que trouxe a SãoPaulo  o Dramaturgo Fernando Arrabal, um dos mais importantes da cena Mundial.

Sobre o Teatro Kaus Cia. Experimental: Radicado em São Paulo desde outubro de 2001, o Teatro Kaus Cia Experimental da Cooperativa Paulista de Teatro foi criado em dezembro de 1998, na cidade deSão José dos Campos, pelo ator e diretor Reginaldo Nascimento e pela atriz ejornalista Amália Pereira. Na capital paulista, a Cia. encenou as peças OGrande Cerimonial, de Fernando Arrabal (2010/201), A Revolta,do argentino Santiago Serrano (2007), El Chingo, do venezuelanoEdilio Peña (2007), Infiéis, do chileno Marco Antonio de la Parra(2006/2009), Vereda da Salvação, de Jorge Andrade (2005/2004) e Oração para um pé de chinelo, de Plínio Marcos(2002). Participou em Julho de 2007 como convidado do XVIII TemporalesInternacionales de Teatro, em Puerto Montt e da Lluvia de Teatro de Valdivia,ambas no Chile, apresentando o Espetáculo A Revolta,realizando três apresentações, com o texto original em espanhol. Em novembro de2007, lançou o livro Cadernos do Kaus – O Teatro na América Latina,um registro documental sobre todas as ações do projeto Fronteiras – O Teatrona América Latina, realizado pelo grupo durante o ano de 2006 e 2007, emparceria com o Instituto Cervantes e beneficiado pela Lei de Fomento aoTeatro para a Cidade de São Paulo.  

Serviço: Estreia dia 16 de agosto 2012, quinta-feira, às 21h. Texto: Angélica Liddell. Tradução: Hugo Villavicenzio. Direção: Reginaldo Nascimento. Com o Teatro Kaus Cia Experimental. Elenco: AmáliaPereira, Igor Kovalewski e Lauanda Varone. Duração: 80 minutos. Recomendação:16 anos. Ingressos: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (usuário matriculado noSESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública deensino). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC edependentes). Quintas e sextas, às 21h. Até 21 de setembro. (Exceto dia 07/07 – feriado). Sesce Consolação – Sala Beta – 3º andar. Rua Dr. Vila Nova, 245 – Consolação, tel: 3234-3000. Capacidade 60 lugares. Bilheteria funciona de segunda a sexta, das 12h às 22h. Sábados, das 10h às 21h e domingos, das 17h30 às 19h30. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Café. Aceita dinheiro, cheque e cartões. Ingressos à venda nas unidades do SESC da capital e no Cine SESC.

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