Titanic

Roteiros – Cultura – Filmoteca do Roteirista

titanic

Direção: James Cameron –1997 – EUA – Drama – 194 min. – Roteiro: James Cameron – Elenco: Leonardo Di Caprio, Kate Winslet, Gloria Stewart

Sinopse: Uma senhora que estava a bordo do Titanic no naufrágio em 1912 conta sua história para membros de uma equipe que está explorando os restos do navio no fundo do mar.

Comentários: Há coisas na vida que não tem preço. Viver um grande amor é uma delas. Diante da fúria da natureza somos todos iguais. Exceto pelo fato de que no Titanic só havia botes salva-vidas para os passageiros da 1ª classe.

O naufrágio do Titanic sempre exerceu um fascínio inexplicável. E o maior trunfo do cinema é a possibilidade de recriar a realidade. Trazer o Titanic à tona depois de quase 90 anos do afundamento é um dos maiores feitos da história da 7ª arte. James Cameron criou mais do que um filme, criou um mito ao realizar essa superprodução sem precedentes. Titanic tornou-se recordista de bilheteria de e faturou 11 Oscars.

O roteiro pode ser acusado de água-com-açúcar (e às vezes é) ou de usar em demasia os clichês (e às vezes usa); mas tem sacadas interessantes como a ironia da sorte de Jack Dawson, personagem de Di Caprio, que ganha a passagem para viajar no navio em um jogo de cartas no cais do porto. Sorte ou revés? Ele mesmo responderá a essa pergunta pouco antes do fim do filme. O clima de romance da 1ª parte da fita emociona. Na 2ª parte o que assusta é a pequenez do homem diante das forças da natureza. As mesmas forças que os assustados passageiros do Titanic conheceram em 1912.

Por: Alexandre Gennari

Assista

Outros Filmes da Filmoteca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s